A Revolução Industrial teve seu início no século XVIII, a intensificação da produção em massa dos bens de consumo. Século XX o petróleo reina, a ciência é poderosa, e as técnicas não são mais na base do erro e acerto. A microinformática surge, diminuindo o tamanho físico das máquinas, encurtando os espaços entre pessoas, e entre pessoas e mercadorias, os meios de comunicação (TV, rádio, telefonia, internet) facilitam os fluxos de informação, mercadorias e capital (este que não dorme).
É nessa corrente, nesse fluxo da evolução do mercado que o velho passa a se tornar obsoleto (aquela vitrola, aquele cassete, VHS, disquete, monitor de tubo, etc.). Realmente antigas tecnologias tendem a morrer e as que chegam facilitam a vida, fazem coisas de maneira mais rápida (viagens de avião, carro, trem, navios, o café, etc.) com qualidade tecnicamente superior (na imagem, no gasto eficiente de energia, no esquentar uniforme do alimento, numa refrigeração silenciosa e eficaz, etc....). As novas técnicas evoluem e engolem as antigas de forma voraz, rápida e ‘’indolor’’.
O meio técnico-científico mudou o mundo, a ciência na prática conduz a técnica, transformando as relações sociais, acelerando tempos, reduzindo espaços, criando novas nostalgias e matando as velhas em pró das novas. Lembrar o produto que durava, com resistência de um "guerreiro" frente as intempéries do uso diário (os carros com suas chaparias resistentes, a geladeira que refrigerava a água, ao ponto de doer os dentes, da TV dos anos 90 até hoje em funcionamento, da calça jeans de anos, poderia passar mais de mil linhas citando, mas que fique a cargo da lembrança de cada qual).
“Nem lembrança nem saudade
Nostalgia da modernidade”¹.
1 - Trecho da canção (a canção em si não trata sobre o que foi exposto no texto acima, porém este trecho reflete está nossa discussão) de Lobão chamada ‘Nostalgia da Modernidade’, de álbum homônimo lançado em 1995.
Para ouvir o álbum clique aqui >>> Lobão - Nostalgia da Modernidade (1995) - Disco completo.
Para ouvir o álbum clique aqui >>> Lobão - Nostalgia da Modernidade (1995) - Disco completo.
*Podemos questionar a respeito dos temas lançados na leitura, o impacto das ciências e tecnologias na forma de produção e do consumo. Também a influência dos meios de comunicação, e como as disseminações das informações são capazes de estimular percepção de necessidade das pessoas.
Nos informe em caso de algum erro.