O QUE É UM PLANETA?

solar-planetary-system-animation
Derivado da palavra grega que significa "Errante" Objeto (exceto os cometas, os asteróides e os meteoritos) que não emite luz própria e que orbita uma estrela. Não existe uma distinção clara entre a composição de um planeta e a de um asteróide.

Formação:
Quando as estrelas nascem há uma nuvem de gás, em forma de disco, orbitando-as. A medida que as partículas desta nuvem de gás se chocam e se unem, sua grande massa provoca um arrasto gravitacional muito forte. Então, mais partículas são atraídas e a massa do planetesimal (uma pequena partícula que se tornará um planeta) vai aumentando até sua força gravitacional tornar-se intensa o suficiente para transformá-la numa esfera. A gravidade dos planetas também provoca alterações durante sua formação e, à medida que os elementos mais pesados caem no fundo, ocorre a liberação de energia.

Os oito planetas de nosso Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Durante um período, acreditou-se na existência de um outro planeta, chamado Vulcão, situado entre Mercúrio e o Sol. Mercúrio, Vênus e Terra são freqüentemente chamados de planetas terrestres, enquanto Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são chamados de gigantes gasosos. Os planetas terrestres não possuem a atmosfera tão gasosa quanto a dos planetas gigantes por estarem localizados mais próximos do Sol e possuírem menos massa.
Após sua formação, muitas das partículas de gás são aquecidas pelo Sol, fazendo com que se movimentem com maior rapidez e atingindo a velocidade de fuga. A velocidade de fuga é mais baixa nos planetas terrestres devido à sua menor massa e à gravidade. Elementos mais leves, como o hidrogênio, podem atingir a velocidade de fuga mais facilmente do que os elementos mais pesados. Em conseqüência, a maior parte do hidrogênio que permaneceu na Terra está aprisionado com o oxigênio na água.


Planeta Anão
Plutão

Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado no cinturão de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.
Atualmente conhecem-se cinco planetas anões no sistema solar, são eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, sendo os quatro últimos do tipo plutóide, ou seja, planetas-anões que orbitam para além da órbita de Netuno, nos recônditos do sistema solar.


Fonte: Dicionário Astronômico -   INAPE - Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais – Araçatuba – SP - www.inape.org.br