O que é um satélite?

Resultado de imagem para sputnik gif

Após essa façanha, em 3 de novembro de 1957, os soviéticos lançaram um satélite ainda mais maciço - Sputnik 2 - que carregava um cachorro, Laika . O primeiro satélite dos Estados Unidos foi o Explorer 1 em 31 de janeiro de 1958. O satélite era apenas 2% da massa de Sputnik 2, no entanto, com 30 libras (13 kg).
Os Sputniks e o Explorer 1 tornaram-se os tiros de abertura em uma corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética que durou até pelo menos o final da década de 1960. O foco em satélites como ferramentas políticas começou a dar lugar às pessoas, enquanto os dois países enviaram seres humanos para o espaço em 1961. No final da década, no entanto, os objetivos de ambos os países começaram a se dividir. Enquanto os Estados Unidos passaram a pousar pessoas na lua e criaram o ônibus espacial, a União Soviética construiu a primeira estação espacial mundial, Salyut 1 , lançada em 1971. (Outras estações seguidas, como a Skylab dos Estados Unidos e a Mir . Da União Soviética )
Outros países começaram a enviar seus próprios satélites para o espaço, à medida que os benefícios atravessavam a sociedade. Os satélites meteorológicos melhoraram as previsões, mesmo para áreas remotas. Os satélites de observação do solo, como a série Landsat , rastrearam mudanças nas florestas, na água e em outras partes da superfície da Terra ao longo do tempo. Os satélites de telecomunicações fizeram chamadas telefônicas de longa distância e, eventualmente, transmissões de televisão ao vivo de todo o mundo uma parte normal da vida. Gerações posteriores ajudaram com conexões de internet. Galeria de imagens: Earth Pictures from Space: Landsat Satellite Legacy ]
Com a miniaturização de computadores e outros equipamentos, agora é possível enviar satélites muito menores que podem fazer ciência, telecomunicações ou outras funções em órbita. É comum agora que empresas e universidades criem "CubeSats", ou satélites em forma de cubo que freqüentemente ocupam órbita terrestre baixa. Estes podem ser transportados em um foguete junto com uma carga útil maior, ou enviados de um iniciador móvel na Estação Espacial Internacional (ISS) . A NASA agora está considerando enviar CubeSats para Marte ou para a lua Europa (perto de Júpiter) para futuras missões, embora o CubeSats não esteja confirmado para inclusão.
A ISS é o maior satélite em órbita, e levou mais de uma década para construir. Pedaço por peça, 15 nações contribuíram com infra-estrutura financeira e física para o complexo em órbita, que foi montado entre 1998 e 2011. Os funcionários do programa esperam que a ISS continue funcionando até pelo menos 2024 .

Para continuar a leitura clique na imagem.
Resultado de imagem para space.com

Comentários